Itinerário
Encontre-nos no Cine Odeon bem em frente à Estação de Metrô Cinelândia. A forma mais comum para chegar até Santa Teresa é por bonde através dos Arcos da Lapa, um antigo aqueduto. Mas a linha do bonde está desativada temporariamente. Por isso, a melhor forma de chegar lá em cima é de ônibus. De lá, as pequenas ruas de paralelepípedos convidam você a se familiarizar com o charmoso bairro de Santa Teresa. O bairro tem uma vibe completamente diferente do resto do Rio. Aqui o Rio Antigo ganha vida. Santa Teresa é um bairro onde o charme e tradição se encontram.
O bairro está cheio de artistas que encontram em Santa Teresa um cenário inspirador e um modo de vida que ajudam a criar sua arte e trabalhar em seu ofício, qualquer que seja. À noite, Santa Teresa hospeda a multidão boêmia do Rio, que opta por se esquivar dos lugares mais populares e ir para locais alternativos entre a arquitetura inspiradora deste bairro.
Em Santa Teresa, há uma variedade de lugares interessantes para conhecer. Desde o Parque das Ruínas, onde você começa a ver uma das mais belas vistas do Rio menos conhecido, até as exposições aleatórias organizadas por oficinas de diferentes artistas ao redor do bairro.
Deixe os preciosos segredos de Santa Teresa para trás ao descer os degraus da Escadaria Selarón em direção a Lapa. Os belos degraus feitos em cerâmica pelo artista Jorge Selarón são únicos. O chileno Selarón estava apaixonado pelo Rio. As peças de cerâmica foram colocadas em cima das pinturas feitas pelos moradores que estavam decorando as escadas em demonstração de apoio para a Seleção de Futebol na Copa do Mundo de 1994, conquistada pelo Brasil.
A Escadaria Selarón, o Parque das Ruínas, os bares e as colinas de paralelepípedos são apenas um pouco do que é Santa Teresa, mas caminhe por suas ruas e você verá porque o bairro é uma das gemas escondidas do Rio.