As cataratas que você merece e precisa conhecer também!

“Foz do Iguaçu” ou “Cataratas do Iguaçu” é parada obrigatória no Brasil (ou Argentina). Há tanta coisa para ver e experimentar! Além das cataratas, que você pode explorar de diferentes maneiras (tudo vale a pena, por sinal), há várias outras opções. O parque das aves, a hidrelétrica de Itaipu, o Ice Bar em Puerto Iguazu, na Argentina, opções de compras na Argentina e no Paraguai e várias outras grandes atividades.

Primeiro dia:

Em meu primeiro dia eu fiz o City tour e o marco das 3 fronteiras e o passeio pela Hidrelétrica de Itaipu.

Foi muito interessante aprender sobre a história da cidade e a história sobre a Guerra do Paraguai. Suas motivações, as alianças e os resultados da guerra desempenham um papel importante nas relações do Brasil, Argentina e Paraguai hoje. E especialmente com o Paraguai, você pode dizer que tal guerra influenciou no que a economia do país é hoje. Além de toda a história, eu visitei a Mesquita de Cataratas do Iguaçu, construída há mais de 30 anos atrás. Ela realmente atesta que as Cataratas do Iguaçu tem uma das comunidades islâmicas mais importantes do país. Nós terminamos o passeio no templo budista que foi realmente interessante. Foi uma boa oportunidade para entrar em contato com uma religião que não é tão difundida no Brasil e que eu realmente nunca tive a oportunidade de aprender mais sobre. O próprio templo é realmente interessante com sua arquitetura e estátuas.

Na parte da tarde eu tive a chance de ver a incrível Hidrelétrica de Itaipu. Uma percentagem muito importante da energia do Brasil é produzida lá, assim como a do Paraguai. Situa-se bem na fronteira entre os dois países e tudo o que há lá é dividido ao meio. Desde o número de empregados, até a produção de energia. A hidrelétrica possui até uma legislação própria. É verdadeiramente uma hidrelétrica binacional.

À noite fomos para o Ice Bar. Você só pode ficar lá durante 30 minutos, mas é tão frio que parece uma eternidade! Você pode beber tudo o que puder durante esses 30 minutos. Pelo menos isso vai ajudá-lo a se sentir mais quente!

Segundo dia:

Meu segundo dia foi perfeito! Se você só puder passar um dia lá (planeje uma estadia mais longa!), aqui vai o roteiro perfeito!

Fiz os seguintes passeios: Foz do Iguaçu – cataratas brasileiras Safari em Macuco e Voo de Helicóptero panorâmico. Foi a melhor coisa que eu fiz! A maioria das quedas está do lado argentino; portanto, a melhor vista para as cataratas é do lado brasileiro. É lá onde você vai ter as vistas panorâmicas das quedas, mas vê-las não é suficiente. É “obrigatório” ir ao Safari em Macuco. Eu entrei no barco e fiquei com um sorriso ansioso estampado em meu rosto durante todo o caminho. Conselho: você deve trazer uma muda de roupa ou ir neste passeio apenas usando roupa de banho. Uma vez que você está prestes a embarcar no barco, não há código de vestimenta qualquer. Certamente você vai se molhar… Não importa se você veste uma capa de chuva que vai mantê-lo seco no início, mas uma vez que você vai abaixo das quedas, não há muito que fazer. Confie em mim, use apenas sua roupa de banho. Se você realmente não quer usar, traga uma muda de roupas!

Além de ter visto as cachoeiras de longe e ficar molhado por elas no passeio de barco, eu voei por cima disso tudo. Lá de cima, as cataratas parecem pequenas. Na verdade, o rio Iguaçu é gigantesco. É um olhar tão único das cataratas. Definitivamente vale a pena!

Quase em frente situa-se o parque das aves. O número de espécies de aves que eles têm ali é simplesmente incrível! Há partes do parque, onde você entra nos aviários e vê tantos pássaros bonitos tão próximos a você! E vivendo pacificamente com vários outros tipos de pássaros … bem, isso não deveria ser visto como uma surpresa realmente, pois é assim eles vivem na natureza, não é !?

O parque é povoado por aves que já não têm a condição de viver em estado selvagem, e o parque dá-lhes a condição de viver uma vida feliz em um ambiente controlado.


Para o jantar eu estava com vontade de comer churrasco! A maior casa de churrasco é o Rafain, onde há um show folclórico que acontece de segunda à sábado. Um rodízio onde você pode comer buffet e churrasco e um show com um pouco da cultura de todo o Brasil.

Terceiro dia

Antes de partir eu tinha que saber a diferença entre o lado brasileiro e o lado argentino. Na verdade, eu tinha que vê-lo!

Foi então ali que eu entendi o que me foi dito no meu primeiro dia. “É como um teatro.” No lado brasileiro você está na platéia, no lado argentino você está no palco. Lá você pode caminhar a poucos metros de distância da “Garganta do Diabo”. Você tem cataratas à sua esquerda , à sua direita, passando abaixo de você. Você está muito mais perto das cataratas do que no lado brasileiro. É uma perspectiva diferente e que vale a pena se você tem tempo para fazê-lo.

Saiba que há muito mais caminhada no lado argentino, se você quiser fazer tudo. Seja honesto com o seu guia de quanto você pode realmente caminhar para que você aproveite a visita!

Cataratas do Iguaçu é incrível e há muito mais do que apenas as cachoeiras!