Desde 1840, quando a alta sociedade do Rio começou a celebrar o carnaval a festa se tornou uma comemoração típica do Brasil. Naquele tempo as festas aconteciam em um estilo europeu, onde se dançavam valsa e quadrilha, já nas ruas as pessoas fantasiadas pulavam e dançavam como a clássica comemoração portuguesa o Entrudo. Mas ambas possuíam algo em comum, festas regadas a bebida, bom humor e a sensação de que a festa não podia parar!
O Tempo passou, e a festa apenas cresceu, o governo assumiu o controle com altos investimentos, transformando o que era uma necessidade natural do carioca, em um grande evento de proporções internacionais. O carnaval de rua foi separado em dois tipos: os blocos, com grandes carros de sons ou bandas ao vivo que se espalham por toda a cidade.
No Rio você vai presenciar mais de 300 blocos que ocupam a cidade por todos os cantos, ruas e avenidas, ao longo dos dias de carnaval. Em quanto essa grande comemoração acontece nas ruas, do lado de fora do Sambódromo, no centro do Rio de Janeiro, em 2012 mais de 2 milhões de pessoas participaram do desfile do Bloco do Cordão do Bola Preta na Cinelândia.
Já o famoso desfile das escolas de samba, temos 12 escolas de Elite, que se apresentam no Sambódromo, esse é a maior festa popular do mundo, se você quer assistir a um show de música, samba, beleza e uma incrível energia que contagia durante toda a noite, corra e compre os ingressos, pois após o início das vendas, é questão de muito pouco até todos os ingressos acabarem.
Se você tem a vontade de além de apenas assistir, participar e levar essa incrível experiência de volta para casa. Para sentir o ritmo da bateria, a emoção do Samba Enredo edançar em meio das famosas passistas tudo que você tem que fazer é comprar uma fantasia e desfilar lá no Sambodromo. Há muitas maneiras de aproveitar o Carnaval no Rio, escolha a sua!
Aqui uma lista das escolas de Samba mais famosas e tradicionais do Rio:
G.R.E.S. Unidos da Tijuca
G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro
G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel
G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio
G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira
G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense
G.R.E.S. Portela
G.R.E.S. União da Ilha do Governador
G.R.E.S. Mocidade Ind. de Padre Miguel
G.R.E.S. Unidos do Porto da Pedra
G.R.E.S. São Clemente
G.R.E.S. Portela