Como chegar ao Rio de Janeiro:
Diversas linhas aéreas internacionais operam no Rio. Alguma delas são:
Aerolineas Argentinas / AeroMexico / Air Canada / Air France / Alitalia / American Airlines / Avianca / British Airways / Copa Airlines / Delta Airlines / Emirates / Iberia / KLM / Lan Chile / Lufthansa / TAAG / TACA Peru / TAP / United Airlines.
e as brasileiras TAM e Gol.
O Rio possui conexões diretas para a maior parte das cidades que possuem aeroportos internacionais. Então, mesmo que você não esteja viajando direto para o Rio, a chance que sua conexão aconteça lá é grande.
Localização:
O Rio fica localizado no Sudeste do Brasil, no estado que leva o mesmo nome. Como a cidade tem conexões diretas com a maior parte das cidades turísticas, você pode escolher qualquer outro destino para fazer um pacote. O Rio de Janeiro fica a mais ou menos 2:30 horas de distância de Búzios e 4:00 horas de distância de Paraty. Duas preciosidades da costa carioca que você pode ir para passar um dia ou um fim de semana.
O que visitar:
O Rio é uma das cidades mais bonitas do mundo. Um dos seus mais famosos pontos de referência e atração turística é a estátua do Cristo Redentor, recentemente votada como uma das 7 novas maravilhas do mundo. A estátua do Cristo com os braços abertos, é para muitos um símbolo do Brasil. Mas a "Cidade Maravilhosa", como o Rio é conhecido, tem uma variedade imensa de outros pontos turísticos, como o Pão de Açúcar, situado na Baia de Guanabara, que permite uma vista do Rio tão incrível quanto vista do alto do Corcovado, onde a estátua do Cristo Redentor se localiza.
Se você está procurando passar o dia em contato com a natureza, uma ótima opção é o Jardim Botânico, ou fazer um passeio de Jeep na floresta da Tijuca.
Mas o Rio não é apenas feito de paisagens de beleza surreal, a cidade possui diversos museus interessantes. Se você tiver tempo livre, ou em um dia chuvoso, faça uma parada no MAR (Museu de Arte do Rio), no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) ou no MAM (Museu de Arte Moderna).
Se você não é muito interessado em museus, e quer mergulhar na cultura local, talvez a aula de culinária seja uma ótima opção para os dias chuvosos.
Tente assistir a alguma apresentação no Theatro Municipal, você vai ficar impressionado com a arquitetura da casa tanto quanto com o espetáculo.
O Brasil gosta de autodenominar-se “o país do futebol”. Seu mais famoso estádio – o Maracanã - já sediou duas finais de Copa do Mundo. Não deixe de visitar o museu do estádio, e se sentir como um jogador, entrando nas salas de treino, vestiário e no famoso campo de futebol do estádio. Outra boa opção é assistir uma partida de futebol para sentir a energia da torcida quando Vasco da Gama, Flamengo, Fluminense ou Botafogo estão jogando.
Se você se considera em forma, vai perceber que o Rio possui vários picos para escalada. Lá de cima você vai ter a chance de contemplar visuais incríveis da cidade. Só não esqueça que você tem que subir e descer.
Além do Rio, próximo a 2:30 horas de distância, você pode relaxar em praias paradisíacas, ou 1:30 hora de distância em direção a serra, e conhecer a antiga Cidade Imperial, onde a Realeza costumava passar férias.
O Carnaval acontece uma vez ao ano, mas você pode aprender e viver essa experiência ao longo de todo o ano.
Tem um Rio para cada um!
.
Clima e temperatura no Rio de Janeiro:
As temperaturas no Rio de Janeiro são quentes a partir do fim da primavera até o fim do verão – isso é, de novembro até o fim de março. A média de temperatura máxima nesses meses é de 30 graus Celsius ou 86 graus Fahrenheit. Mas não é incomum ter picos de calor de 40 graus Celsius ou 104 graus Fahrenheit, à exceção dos meses de inverno. A temporada de chuva acontece durante os meses de maior calor, porém nos últimos anos não tem chovido por muito tempo, como tem mostrado as estatísticas.
Os meses mais frios são entre maio e agosto. Mas as temperaturas normalmente ficam nos 20 graus Celsius ou 69 graus Fahrenheit, com chances de esquentar um pouco mais durante os dias de sol, principalmente ao meio dia; e esfriar ligeiramente ao amanhecer e fim de tarde.
O Rio tem muito a oferecer além de lindas praias. Então vir no inverno é uma boa opção, pois você pode economizar já que tanto as passagens aéreas quanto os hotéis estão mais baratos.
Nos meses de abril, setembro e outubro, o clima fica mais ameno.
Média de temperatura mínima e máxima ao longo do ano em graus Celsius
Média de temperatura mínima e máxima ao longo do ano em graus Fahrenheit
Média de dias chuvosos
Melhor época para viajar para o Rio:
A melhor época para viajar para o Rio é perto do fim de outubro até janeiro, que é exatamente antes da alta temporada começar. O réveillon é incrível no Rio, porém os preços ficam mais caros. Mas os preços ficam caros em qualquer outro lugar nesse período, não é verdade?
O Carnaval cai em diferentes datas todo ano. Você deve sempre checar antes de fazer sua reserva, a fim de evitar a cidade mais cheia e um pouco mais cara, ou porque você pretende fazer parte da festa.
Se você não é do tipo de ficar deitado relaxando na praia, de abril até setembro é uma ótima temporada.
Você só precisa escolher a data baseado no que você gosta de fazer e qual tipo de temperatura você se sente mais confortável.
O que experimentar da cozinha local:
Churrasco – O churrasco é feito com diferentes cortes de carne grelhados, incluindo carnes de frango e porco, servidos no espeto pelos garçons. De acompanhamento existem várias opções, como peixes, saladas, massas e até comida japonesa e frutos do mar. Nas melhores churrascarias você sai satisfeito, mesmo se for vegetariano.
Feijoada – Um prato típico de origem colonial portuguesa, a Feijoada consiste em cozinhar os grãos de feijão junto com pedaços de porco e bife. Servido junto com arroz, couve e farofa.
Informações gerais:
A hora local é UTC/GMT – 3.
A Moeda é a mesma em todo o Brasil - R$ (Real Brasileiro). Nenhum estabelecimento aceita pagamento em qualquer moeda que não seja R$ (Real Brasileiro).
A água da torneira não é potável. Você só deve beber água engarrafada.